como começar um TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma tarefa temida por boa parte dos alunos. Afinal, é comum a sensação de não saber como começar um TCC, já que o trabalho exige uma série de pesquisas, leituras e conhecimento das normas exigidas pela ABNT.

Para te ajudar a saber como começar um TCC, criamos uma sequência que servirá como um guia básico no momento de montar sua introdução. Confira:

Mas Afinal, como fazer um TCC?

O TCC deve ser elaborado de forma dissertativa, com o objetivo de iniciar o estudante no campo da pesquisa científica.

A produção de um TCC varia de acordo com o curso e com a instituição de ensino superior – podendo ele ser feito individualmente ou em grupo. A elaboração do trabalho se dá no último ano do curso superior.

Um professor orientador, fica responsável por guiar o estudante ou grupo. Cabe a ele auxiliar, instruir e acompanhar a produção do trabalho para que seja aprovado.

E para que o trabalho seja aprovado ele deve ser submetido à banca examinadora, que avaliará o conteúdo teórico do trabalho e a sua apresentação pública.

Apresentação do tema

Nos primeiros parágrafos, é importante introduzir o tema e o contexto em que ele está inserido. Nesse momento, é permitido ser objetivo, pois o aprofundamento será realizado ao longo do desenvolvimento do net milionário.

Apresente as hipóteses

Ao abordar a problemática da pesquisa, é preciso apresentar as possíveis respostas para esse problema, ou hipóteses. No fim da pesquisa, elas podem ser confirmadas ou negadas, sendo que isso será discutido nas considerações finais.

Desenvolvimento da Monografia

Aqui o estudante já está mais habituado a desenvolver as atividades e objetivos definidos no Projeto e no Cronograma.

O autor, a essa altura, já está na fase de pesquisar referências bibliográficas, fazer pesquisas de campo e começar a redigir a sua tese.

Também é o momento em que estruturará o trabalho, definindo elementos como sumário, fichamento, introdução, desenvolvimento, tabelas, anexos, entre outros.

É aqui também que o trabalho deve ser formatado segundo a ABNT – desde o início até o fim do material.

Esclareça a relevância da pesquisa

Também é importante destacar a relevância do seu trabalho acadêmico para a sociedade em geral e para a comunidade científica, ou seja, o que justifica todo o trabalho de pesquisa.

Apresente a estrutura do trabalho

Nos últimos parágrafos da introdução, é importante apresentar toda a estrutura do trabalho, ou seja, um breve resumo de cada capítulo que virá a seguir (essa parte é feita após o fim da pesquisa).

Embora a introdução seja feita no início da elaboração do TCC, ela pode sofrer alterações durante todo o trabalho. Isso porque, os caminhos da pesquisa podem ser alterados durante o processo. Dessa forma o Formula negócio online vale a pena , o ideal é realizar uma boa revisão na introdução quando a pesquisa estiver pronta, garantindo que todos os pontos estejam coerentes.